Zahy Guajajara
Zahy Guajajara, 31, Mulher-Lua, mãe de Kwarahy(sol), somos luz. Sou do povo Tentehar-Guajajara, Reserva Indígena Cana Brava no Maranhão. Atriz desde pequena, sempre atuei em grandes espetáculos da minha própria vida. Mas os meus principais trabalhos como atriz foram na mine-serie ‘’Dois Irmãos’’, da Tv Globo com direção de Luiz Fernando Carvalho – 2015. No cinema, estreei no longa ‘’Não Devore meu coração’’com direção de Felipe Bragança – 2017. E no teatro, com a companhia Barca dos Corações partidos, onde atuei no espetáculo ‘’Macunaíma Uma Rapsódia musical’’ com direção de Bia Lessa - 2018-2019.
Acredito que a arte tem super poderes de comun-icar e trans-formar, por isso me expresso através dela para defender as causas indígenas e Ambientais de alienígenas, sou uma "artevista" plural. Me comunico na minha primeira língua, o Ze'eng Eté(FALA BOA/ VERDADEIRA), dialeto do tronco tupi-guarani e em portuguêses. Learning English.
Não curto muito me identificar, tenho um espectro quase estério-tipado, sou máquina Orgânica e tenho muita preguiça de outras máquinas que funcionam através de controle remoto.