Zahy Guajajara, 32 é do povo Tentehar-Guajajara, nasceu na Aldeia Colônia, Reserva Indígena Cana Brava no Maranhão. Aos 9 anos passa a viver entre sua aldeia e a cidade de Barra do corda, onde foi alfabetizada. Aos 19 anos saiu pela primeira vez de sua terra para morar no Rio de Janeiro.
Zahy é multiartista e teve a sua primeira experiência no áudio visual em 2012, no Curta “ZAHY”, feito em parceria com Felipe Bragança. Desde então vem se desenvolvendo como artista oradora e criadora de arte indígena. Alguns dos seus trabalhos como atriz, são: O longa “Não Devore Meu Coração” de Felipe Bragança, a Série Dois Irmãos, TV Globo com direçao de Luiz Fernando Carvalho e com quem voltando a trabalhar, atualmente está iniciando seu processo de preparação para as gravações de mais uma minissérie com Luiz Fernando Carvalho, também fez Macunaíma de Bia Lessa e tantos outros. Atualmente está produzindo e co-dirigindo, novamente com Felipe Bragança, um longa com uma releitura de Macunaíma.
Zahy é um rio que corre entre mundos, suas linguagens são muitas. Acredita que a arte tem o poder de comunicar e transformar, por isso se expressa através dela para defender causas indígenas e ambientais. Se comunica na sua primeira lingua, o Ze'eng eté dialeto do tronco tupi-guarani e português. Atualmente vem se dedicando a aprender inglês.
Quer saber mais sobre os trabalhos feitos pela Zahy e sobre os próximos projetos, que estão por vir? Entre em contato com a gente!